Génio

Os 100 autores mais criativos da história da literatura

ISBN: 9789896442705
Edição/reimpressão: 03-2014
Editor: Temas e Debates
Código: 000281000407
ver detalhes do produto
29,90€ I
-10%
PORTES
GRÁTIS
COMPRAR
-10%
PORTES
GRÁTIS
29,90€ I
COMPRAR
I 10% DE DESCONTO EM CARTÃO
I ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
I PORTES GRÁTIS

SINOPSE

O que é o génio? Como diz Harold Bloom, é a capacidade para estar acima da sua época, o princípio antigo que reconhece e exalta o que temos de divino, e o dom de dar vida àquilo que de melhor há em nós. Nesta obra monumental, um dos mais proeminentes críticos literários do mundo faz uma celebração inigualada de cem dos espíritos mais criativos da história.
Da Bíblia a Sócrates, passando pelas obras-primas transcendentes de Dante, Camões e Shakespeare, até à modernidade de Pessoa, Faulkner e Hemingway, Harold Bloom expõe os numerosos paralelismos entre os génios que selecionou e as formas surpreendentes como se influenciaram mutuamente ao longo dos séculos. Acompanhada por excertos reveladores de livros que continuam a inspirar, encantar e comover os leitores, a análise viva e perspicaz de Bloom ilumina e amplia a nossa compreensão da cultura literária do Ocidente... e proporciona-nos um périplo grandioso mas íntimo pelos génios da nossa história.
Ver Mais

CRÍTICAS DE IMPRENSA

«Uma voz poderosa, idiossincrática... quem procura uma panorâmica breve e dinâmica dos “grandes” da literatura encontra-a neste livro.»
Pittsburgh Post-Gazette

«A sua fluência extraordinária, juntamente com a vastidão inigualável do seu saber e a sua famosa “irreverência”, são algumas das razões pelas quais se tornou o mais reputado crítico literário dos Estados Unidos. O mínimo que podemos dizer sobre desta obra é que é enciclopédica.»
The Guardian

«Nenhuma outra obra aborda o génio literário desta maneira ou menciona tantos escritores. Recomendado para todas as bibliotecas públicas ou privadas.»
Library Journal

«Harold Bloom é o único crítico literário vivo a conseguir captar a atenção de um mundo que parece estar a perder a fé na literatura.»
Sydney Morning Herald

«Um gigante entre os críticos... O seu entusiasmo pela literatura é contagiante.»
The New York Times Magazine

DETALHES DO PRODUTO

Génio
ISBN: 9789896442705
Edição/reimpressão: 03-2014
Editor: Temas e Debates
Código: 000281000407
Idioma: Português
Dimensões: 152 x 234 x 39 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 904
Tipo de Produto: Livro
Classificação Temática: Livros > Livros em Português > Literatura > História da Literatura

sobre Harold Bloom

Harold Bloom (Nova Iorque, 11 de julho de 1930 – New Haven, 14 de outubro de 2019) foi um professor e crítico literário. Ocupou o cargo de "Sterling Professor" de Humanidades na Universidade Yale. Desde a publicação de seu primeiro livro em 1959, Bloom escreveu mais de quarenta livros, incluindo vinte livros de crítica literária, vários livros discutindo religião e um romance. Editou centenas de antologias sobre numerosas figuras literárias e filosóficas para a editora Chelsea House.
O professor ficou conhecido como um humanista porque sempre defendeu os poetas românticos do século XIX, mesmo num tempo em que suas reputações eram muito baixas. Foi também um crítico de livros de aventura muito imparcial, e muitos acreditavam que não tinha a mente para ser critico literário cultural, justificando-se, com razão, que tinha a "mente fechada para coisas mais fantasiosas, fantásticas e criativas".
Bloom foi um dos grandes impulsionadores contemporâneos do conceito de Cânone Ocidental.
Shakespeariano, um dos grandes defensores da chamada "bardolatria", escreveu Shakespeare - A Invenção do Humano e Hamlet - Poema Ilimitado, dois grandes ensaios sobre o bardo.
Lecionou humanidades na Universidade Yale e inglês na Universidade de Nova Iorque. Faleceu em 14 de outubro de 2019 aos 89 anos de idade.
Ver Mais