2022-03-11

A dimensão que faltava às histórias dos judeus que fugiram da Segunda Guerra Mundial.

Obra imprescindível de Marion Kaplan para a compreensão da mágoa e da angústia da Europa atual.

Partilhar:

Uma descrição profunda das histórias dos judeus que chegaram a Lisboa em busca de segurança e proteção para procurar um futuro longe do centro da Europa. Os Refugiados Judeus de Hitler – Esperança e Ansiedade em Portugal é um impressionante livro que relata as experiências dramáticas de quem abandona a sua casa e a sua história e se vê obrigado a suplicar pela bondade e compaixão de estranhos. Um livro que descreve a História que teima em repetir-se na Europa.

 

Numa altura em que o tema dos refugiados está outra vez na ordem do dia, Marion Kaplan capta a dimensão emocional da fuga ao regime nazi. A mágoa e a ansiedade que marcaram a odisseia destas pessoas é balançada com a euforia da esperança de chegar a Lisboa e de esta ser o ponto de partida para um futuro longe da Europa ocupada pelos alemães. Portugal transformou-se num dos únicos portos seguros para judeus em 1938. As dezenas de milhares de pessoas que passaram por Lisboa transformaram-na no único caminho de evasão em massa da Europa Ocidental. Histórias passadas entre 1938 e 1945 que de Lisboa levaram recordações de compaixão e generosidade.

 

Os Refugiados Judeus de Hitler – Esperança e Ansiedade em Portugal, com um olhar compassivo mas em nada romantizado, acrescenta a tão necessária descrição das emoções à história dos refugiados judeus durante o período nazi.

 

Este imperdível relato chega às livrarias no dia 17 de março. Uma obra impossível de separar da atual realidade que assombra a Europa. Um título que se torna essencial para se perceber a dimensão emocional vivida pelos refugiados judeus, indispensável para que seja criada a empatia necessária, verdadeira e duradoura para com esta questão.

 

«Ao ajudar a transformar estatísticas em pessoas com histórias singulares com nomes, este livro personaliza e exemplifica também, através da história dos refugiados judeus em Portugal, as terríveis odisseias dos refugiados ao longo dos tempos e na atualidade.» Irene Flunser Pimentel, historiadora

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK