2019-06-19

Apetites insaciáveis de Maquiavel a Madison em «Poder, Prazer e Lucro», de David Wootton

Poder, Prazer e Lucro é o título do mais recente livro do autor inglês David Wootton, que chegará às livrarias portuguesas na sexta-feira, dia 21 de junho.

Partilhar:
«O título do meu livro é «Poder, Prazer e Lucro», por essa ordem, porque o poder foi conceptualizado primeiro, no século XVI, por Nicolau Maquiavel e os seus seguidores; no século XVII, Hobbes reviu radicalmente os conceitos de prazer e felicidade; e o modo como o lucro funciona na economia foi bem teorizado pela primeira vez, no século XVIII, por Adam Smith.» (David Wootton).

Nesta obra, David Wootton, considerado um dos historiadores atuais de pensamento mais original e independente, apresenta-nos as raízes do iluminismo e o mundo contemporâneo sob uma luz inteiramente nova. O autor guia-nos por quatro séculos de pensamento ocidental – de Nicolau Maquiavel a James Madison – para nos mostrar como as novas ideias sobre política, ética e economia preencheram o fosso aberto pelos conflitos religiosos e pela Revolução Científica.

«Wootton esclarece de que modo o pensamento europeu abandonou as virtudes tradicionais e aceitou o “sistema egoísta” do utilitarismo [...] explica teorias sociais e políticas complexas com uma clareza admirável.»
Jeffrey Collins, Wall Street Journal

«Wootton apresenta a viragem conceptual que conduziu ao modo de vida atual num livro que é ambicioso e abrangente no seu alcance [...]. Uma história apaixonante da forma como as ideias podem mudar o mundo.
John Gray, New Statesman

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK