2020-07-31

Assinalando os 500 anos da sua morte, chega às livrarias o relato mais completo da vida e obra de Pedro Álvares Cabral

«Pedro Álvares Cabral, ao identificar um novo mundo, foi o último dos grandes descobridores portugueses do século xv, tendo ainda o sentido muito especial de ter iniciado a criação do Brasil e a profunda e multissecular ligação entre este país e Portugal.»

Partilhar:

No ano em que se assinalam os 500 anos da morte de Pedro Álvares Cabral é, mais do que nunca, importante lembrar a vida e obra deste homem, que deixou o seu nome inscrito na História da Humanidade. Pedro Álvares Cabral e a Primeira Viagem aos Quatro Cantos do Mundo, livro do historiador José Manuel Garcia que a Temas e Debates edita no próximo dia 14 de agosto, é o relato factual possível da vida e da viagem extraordinária deste que foi o primeiro homem a ter ido aos quatro cantos do planeta.

 

Se ter sido o descobridor do Brasil lhe assegurou protagonismo na História dos Descobrimentos portugueses, o facto de Pedro Álvares Cabral ter comandado a primeira expedição documentada a unir Europa, América do Sul, África e Ásia concedeu-lhe um lugar verdadeiramente proeminente na História Universal – «uma realização que, além de iniciar a vigorosa irmandade que une o Brasil e Portugal, foi um dos feitos mais notáveis na série daqueles que permitiu unir os homens e os espaços.» E é com base nos documentos oficiais da época – cartas, diários de bordo, mapas, etc. – que José Manuel Garcia procura reconstituir os seus passos. Dividido em cinco partes, ao longo das páginas o autor dá-nos a conhecer a biografia de Pedro Álvares Cabral, os antecedentes do descobrimento do Brasil, a navegação da sua armada entre Lisboa e as terras de Vera Cruz, a viagem desde o Brasil até à Índia – destino oficial da missão de Pedro Álvares Cabral – e ainda o regresso do navegador a Portugal.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK