2019-01-17

«Carlota Joaquina e Leopoldina de Habsburgo: Rainhas de Portugal no Novo Mundo» chega amanhã às livrarias

Uma obra inserida na coleção de biografias das rainhas de Portugal, que a Temas e Debates tem vindo a lançar

Partilhar:
O livro «Carlota Joaquina e Leopoldina de Habsburgo» chegará às livrarias amanhã, dia 18 de janeiro, inserido na coleção de biografias das rainhas de Portugal, que a Temas e Debates tem vindo a lançar. O historiador português António Ventura assina a biografia de Carlota Joaquina enquanto a historiadora brasileira Maria de Lourdes Viana Lyra é autora da de Leopoldina de Habsburgo. Este livro, enriquecido com 32 páginas de reproduções fotográficas, dá-nos, precisamente, a conhecer estas duas mulheres: Carlota Joaquina, uma personalidade complexa que suscitou tomadas de posição apaixonadas e parciais, que justifica o interesse que tem despertado nos últimos anos, materializado em diversas obras literárias e cinematográficas; e Leopoldina de Habsburgo, conhecida como “A Paladina da Independência”, pelo apoio e conselhos que dava ao marido para o conquistar para a causa da independência do Brasil, foi a primeira imperatriz do Novo Mundo.

Em 1807, perante a invasão de Portugal pelas tropas napoleónicas, a corte transferiu-se para o Brasil. D. Carlota Joaquina, mulher do príncipe regente, o futuro D. João VI, tornar-se-ia rainha de Portugal já no Novo Mundo, destino que seria partilhado com a sua futura nora, D. Leopoldina de Habsburgo, mulher de D. Pedro IV, imperatriz do Brasil e rainha de Portugal.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK