2019-03-22

Chega hoje às livrarias «História, Arte e Literatura»

Ensaios na melhor tradição da crítica historiográfica e jornalística

Partilhar:
Chega hoje às livrarias «História, Arte e Literatura», da autoria do historiador e investigador português Diogo Ramada Curto.

Este livro consiste numa seleção de notas e ensaios de uma história cultural publicados em dois jornais nos últimos anos. Como o próprio título indica, trata-se de textos sobre história, arte e literatura, destinados a públicos alargados, que seguem uma linha de intervenção crítica, em que não se abdica de instrumentos de prova, nem de análises rigorosas. Segundo a prefaciadora do livro, a historiadora brasileira da Universidade de São Paulo, Iris Kantor: «São ensaios na melhor tradição da crítica historiográfica e jornalística, porque olham para dentro e para fora das fronteiras nacionais, dialogando frontalmente com o que há de mais urgente na historiografia mundial. Diogo Ramada Curto não paga pedágio a nenhum dos seus interlocutores, nacionais ou estrangeiros, mantendo-se numa posição equidistante, o que lhe permite criticar a importação de modelos culturais e modismos intelectuais que mais servem à banalização da vida académica do que à imaginação crítica.»

Em «História, Arte e Literatura», Diogo Ramada Curto prima por um pensamento radical, disruptivo e autónomo, avesso às mistificações e aos falsos decoros que permeiam a vida académica.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK