2023-01-09

Como nos salva a Natureza

Como e porque é que a natureza nos faz sentir bem? De que modo afeta a saúde mental humana? E como pode melhorar o sofrimento psicológico? As respostas estão em Perder o Paraíso, um inspirador e informativo ensaio de Lucy Jones, onde a conceituada e premiada jornalista explora os mecanismos pelos quais o contacto com o mundo natural nos torna mais calmos, saudáveis, felizes e até mais simpáticos.

Partilhar:

«Boas notícias para quem está doente: apaixonarmo-nos pelo mundo que nos rodeia pode ajudar-nos de uma forma extraordinária. E quem se apaixona pela natureza pode protegê-la!»

Bill McKibben

 

Em 2005, o escritor Richard Louv cunhou o termo «perturbação de défice de natureza» para designar as consequências da falta de ligação com a natureza na saúde humana. Entre elas, encontram-se a «reduzida utilização dos sentidos, dificuldades de atenção e taxas mais elevadas de doenças físicas e emocionais.»

 

Realçando os custos psicológicos da degradação ambiental e da catástrofe climática e cruzando os resultados mais recentes com inovadoras investigações em áreas como a biologia, a neurociência e a psicologia, Lucy Jones apresenta-nos a nova ciência que estuda a ligação humana com o mundo natural e faz um apelo a um modo de vida mais próximo da natureza, no qual poderá residir a esperança de salvação não apenas do planeta vivo, mas também de nós próprios.

 

Livro do Ano para o Times e o Telegraph e vencedor do Society of Authors’ K. Blundell Trust Award, Perder o Paraíso chega às livrarias a 12 de janeiro.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK