2019-05-16

«Como Perder um País», de Ece Temelkuran: o mais importante livro sobre política que lerá em 2019

«Como Perder um País» é um livro necessário e urgente. Chega amanhã às livrarias.

Partilhar:
«Isso não pode acontecer aqui». Ece Temelkuran, uma das mais respeitadas pensadoras políticas da Europa, ouviu esta frase em Inglaterra, na noite do referendo ao Brexit; nos Estados Unidos, na noite de eleição de Trump; na Turquia, quando Erdogan foi eleito fraudulentamente, quando reconstruiu a economia com base no compadrio, e quando classificou os seus opositores como terroristas.

«Como Perder um País» é um livro necessário e urgente. É uma denúncia da ascensão do populismo de direita. Um apelo urgente à ação. Um verdadeiro guia de campo para identificar os padrões e mecanismos astuciosos da vaga de populismo que varre o mundo atual. Segundo o The Globe and Mail, «Pode bem ser o mais importante livro sobre política que lerá em 2019».

Propondo respostas globais e alternativas às questões políticas prementes – e com frequência paralisadoras – do nosso tempo, Temelkuran examina a ideia ardilosa do «povo real», a infantilização da linguagem e dos debates, a maneira como o riso pode ser enganador, e os perigos de subestimarmos o nosso adversário. Entretecendo memória, história e argumentos claros, cria uma urgente e eloquente defesa da democracia.

As pessoas sensatas não podem consolar-se dizendo que «Isso não pode acontecer aqui». Está a acontecer. E em breve poderá ser demasiado tarde para se voltar atrás.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK