2019-04-03

«Depois da Queda» é o novo livro do professor catedrático de Filosofia Viriato Soromenho-Marques

«A Europa em 2019 já se encontra tombada sobre terra», defende Viriato Soromenho-Marques no seu novo livro «Depois da Queda»

Partilhar:
«Depois da Queda» é o novo livro do professor catedrático de Filosofia Viriato Soromenho-Marques, que chegará às livrarias na sexta-feira, dia 5 de abril.

Cinco anos depois de ter sido publicado Portugal na Queda da Europa, em que o autor afirmava que a Europa estava em queda, Soromenho-Marques volta com urgência a este tema, defendendo agora que a Europa já se encontra tombada sobre terra, impossibilitada de se reerguer se as políticas e as instituições se mantiverem sem mudanças profundas.

«Depois da Queda» aborda um tema essencial e sério: perceber a Europa em que vivemos e as consequências da sua eventual fragmentação, numa altura em que o Brexit está na ordem do dia. A obra encontra-se dividida em cinco ensaios:

• As três metamorfoses da Alemanha depois de 1945

• A Alemanha e a construção do euro: mitos e recalcamentos

• Como o euro ficou vulnerável face à desregulação bancária

• A invenção da crise das dívidas soberanas

• Responder à pergunta de Hamlet

Segundo o autor, «Depois da Queda foi escrito a pensar nos leitores que se encontram no mesmo barco de espaço e tempo que é o do Portugal, Estado-membro de uma União Europeia mergulhada numa perigosa crise existencial, que se arrasta há demasiado tempo. É um livro pensado para poder ser conversado com todos os europeus, navegantes vinculados a um mesmo destino.»

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK