2018-06-08

«General Loureiro dos Santos - Biografia», o novo livro de Luísa Meireles

A 22 de junho, chegará às livrarias «General Loureiro dos Santos - Biografia», o novo livro de Luísa Meireles que proporciona um conhecimento histórico e em primeira mão da situação vivida depois de abril de 1974, como grande modernizador, doutrinador e reformador das Forças Armadas, até à consolidação democrática.

Partilhar:
«Luísa Meireles fez desta obra, simultaneamente, uma obra literária, uma obra histórica e um processo humanístico, todos apaixonantes – uma obra literária pelo seu inteligente, sensível e cuidado recorte estilístico; uma obra histórica porque relata a história do perturbado período de transição para a democracia, da sua difícil institucionalização e da sua consolidação após Abril de 1974. Esta é, também, uma obra humanística, porque relata a vida de um homem, Loureiro dos Santos, a sua unidade e continuidade, a sua personalidade, a sua ação e o seu esforço em perfetibilizar-se a si, às instituições que serviu e ao País a que pertence.» - do prefácio de António Ramalho Eanes.

Neste livro, conhece-se a vida e o percurso de um dos protagonistas mais notáveis da História portuguesa recente, que superintendeu a descolonização de Cabo Verde; pertenceu à 5.ª Divisão do MFA e se opôs à sua deriva radical; participou no processo, após o 25 de Novembro, de subordinação das Forças Armadas ao poder político democrático; foi ministro da Defesa Nacional do IV Governo, devendo-se-lhe o projeto de Lei da Defesa Nacional; entre muito mais.

O lançamento de «General Loureiro dos Santos - Biografia» decorrerá no dia 26 de junho, às 18:00, no Auditório António de Almeida Santos, na Assembleia da República, em Lisboa. A obra será apresentada pelo Professor Miguel Monjardino e o evento contará com a presença do General António Ramalho Eanes, prefaciador do livro.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK