2018-01-17

«Luísa de Gusmão», de Monique Vallance: o livro que faltava sobre a Rainha Restauradora

«Luísa de Gusmão», da autoria da luso-americana Monique Vallance, é a biografia de, possivelmente, uma das mais importantes rainhas de Portugal.

Partilhar:
Este livro, «Luísa de Gusmão», que chegará às livrarias na sexta-feira, dia 19 de janeiro, é, precisamente, sobre esta rainha, que tanto contribuiu para o nosso país.

«Antes morrer reinando do que acabar servindo». Reza a lenda que, com esta frase, D. Luísa de Gusmão terá convencido o seu marido, o futuro rei D. João IV, a juntar-se à conspiração dos nobres portugueses contra o governo de Madrid em 1640 e a tornar-se o primeiro rei da dinastia de Bragança. Mesmo que não tenha proferido tal frase, D. Luísa foi uma força por trás do trono.

Também enquanto serviu como regente, conseguiu alcançar algumas vitórias na guerra com Espanha, controlou os nobres que lutavam entre si na corte e negociou um importante tratado com Carlos II de Inglaterra.

Monique Vallance, historiadora, defende que a ação da rainha D. Luísa de Gusmão tem sido negligenciada, ofuscada pelos protagonistas masculinos.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK