2020-02-27

«Narrativas dos Livros de Linhagens», de José Mattoso

História e fantasia combinam-se nesta obra do maior historiador português dos nossos tempos.

Partilhar:

«Narrativas dos Livros de Linhagens», de José Mattoso, de 1983, volta a estar disponível nas livrarias depois de vários anos esgotado.

História e fantasia combinam-se nos trechos narrativos inseridos nos livros de linhagens medievais, que celebravam feitos memoráveis, quer para os descendentes de heróis quer para a classe nobre em geral. Estes trechos narrativos consistem em contos, anedotas baseadas em episódios burlescos, “exemplos”, “memórias”, crenças míticas ou acontecimentos dramáticos e contêm tanto ações de sentido positivo, como de sentido negativo. Representam não só o ponto de vista do narrador que desejava exaltar os feitos dos seus antepassados, mas pretendiam também identificar membros de linhagens rivais.

Uma obra indispensável para quem quer conhecer melhor os aspetos da História de Portugal, pela mão do maior historiador português dos nossos tempos.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK