2020-02-13

«O Erro de Galileu», do filósofo da mente Philip Goff, apresenta uma abordagem revolucionária de um dos mistérios mais persistentes da ciência

Bases para uma nova ciência da consciência.

Partilhar:

«O Erro de Galileu», do filósofo da mente Philip Goff, para além de acessível e estimulante, é uma obra de leitura obrigatória para todos os que se interessam pelo estudo da consciência. Compreender a maneira como o cérebro produz a consciência é um dos maiores desafios científicos do nosso tempo. O autor propõe uma alternativa empolgante que poderá desbravar novos caminhos, apresentando argumentos convincentes a favor do pampsiquismo.

 

«Afirmo que as abordagens tradicionais do materialismo (a consciência pode ser explicada em função de processos físicos no cérebro) e do dualismo (a consciência está separada do corpo e do cérebro) enfrentam dificuldades inultrapassáveis. Com base nisto, advogo uma forma de pampsiquismo, a ideia de que a consciência é uma característica fundamental e ubíqua do mundo físico. Pode parecer um pouco extravagante, mas procuro demonstrar que evita as dificuldades que afligem as teorias rivais.» (Philip Goff)

 

Críticas internacionais:

 

«Um dos textos mais esclarecedores que já li sobre o mistério da consciência e a maneira como uma teoria com ela relacionada, o pampsiquismo, contribui em muito para explicar o que é e como acontece a consciência. Porque não poderá a consciência ser uma propriedade normal da matéria, como a massa ou a carga elétrica? Esta ideia possui a mesma simplicidade gloriosa da descoberta de que é a Terra que orbita o Sol, e não o contrário. De súbito, o Universo surge-nos numa nova perspetiva, muito mais reveladora. O livro de Philip Goff é uma introdução esplêndida a esta ideia fascinante.»
Philip Pullman, autor da série Mundos Paralelos

 

«Corajoso e claro, o novo livro de Goff apresenta ao público uma abordagem revolucionária de um dos mistérios mais persistentes: como é que o cérebro, com os seus processos químicos e elétricos, dá origem a uma mente cujos pensamentos, emoções, cores e timbres apreendemos de imediato?»
Lee Smolin, autor de Einstein’s Unfinished Revolution e membro fundador do Perimeter Institute for Theoretical Physics

 

«Um manifesto para uma nova geração de filósofos que pensa que é preciso reavaliar a nossa visão do mundo físico para nele acomodarmos a consciência. As ideias de Goff são radicais, mas os seus argumentos são rigorosos e é um prazer ler este livro. Recomendo-o a todos os que desejem saber mais sobre o mistério da consciência.» David J. Chalmers, autor de The Conscious Mind e professor de filosofia na Universidade de Nova Iorque «Acessível e estimulante: uma leitura obrigatória para todos os que se interessam pelo futuro dos estudos sobre a consciência.»
Annaka Harris, autora de Conscious: A Brief Guide to the Fundamental Mystery of the Mind

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK