2017-11-17

«O Livro Português das Fábulas» chega hoje às livrarias - José Viale Moutinho reúne 182 fábulas em edição com ilustrações da época e biografias dos autores

O Livro Português das Fábulas, de José Viale Moutinho, chega hoje às livrarias. Esta é uma importante reunião do universo fabulístico nacional, representado um enorme contributo para a preservação e divulgação do património cultural português.

Partilhar:
Da tradição popular a Fernando Pessoa, esta obra reúne 182 fábulas e 38 autores. É uma edição exemplar, com ilustrações de época e com breves biografias dos autores registados. Contém ainda um manuscrito do século XV, descoberto por Leite de Vasconcelos na Biblioteca Palatina de Viena, assim como escritos de Fernão Fernão Lopes, Almeida Garrett, Bocage, Camilo Castelo Branco, Marquesa de Alorna, João de Deus, Trindade Coelho, entre outros.


O cão e a presa

«Um cão apanha um coelho

À margem de uma ribeira;

Mas vendo-o naquele espelho,

Larga-o, salta a ribanceira…

E assim perde o que levava,


E mais o que ambicionava!

Abençoada prudência (E é esta a moralidade!)

Quantos pela aparência

Perdem a realidade!»

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK