2024-04-29

«O Tipo Certo De Erro»: o livro que vai revolucionar a forma como pensamos sobre o fracasso

Amy Edmondson, investigadora pioneira em segurança psicológica, professora premiada da Harvard Business School e vencedora do Financial Times and Schroders Business Book of the Year 2023, ensina-nos a pensar de forma diferente acerca do erro e de nós próprios, para que possamos trabalhar e viver com mais alegria. O Tipo Certo De Erro chega às livrarias a 2 de maio.

Partilhar:

A maior parte de nós esforça-se ao máximo para evitar o fracasso, perdendo a oportunidade de «falhar bem» e aprender com o erro. Em O Tipo Certo de Erro – A ciência de falhar bem, Amy Edmondson, investigadora pioneira em segurança psicológica e professora premiada da Harvard Business School, argumenta que o «tipo certo de erro» pode ser usado em nosso benefício, permitindo-nos trabalhar e viver com mais alegria.

 

Escrito com base em décadas de investigação pioneira, O Tipo Certo de Erro aborda o fracasso de forma científica, introduzindo competências cruciais que nos podem ajudar a pensar de forma diferente acerca do erro e de nós próprios, e a falar e praticar o erro de forma mais saudável.

 

Dividido em duas grandes partes, este livro revolucionário esclarece, num primeiro momento, os conceitos essenciais da ciência do fracasso e os três arquétipos do erro («inteligente», «básico» e «complexo»), e, mais à frente, as ideias mais recentes da autora sobre consciência e autoconsciência e como estas se cruzam com os três tipos de fracasso.

 

«Estas ideias e enquadramentos combinam-se para nos ajudarem a responder à questão (…) de como prosperar sendo-se um ser humano falível», refere a autora no Prólogo. «Todos nós somos falíveis. A questão é saber se, e como, usamos este facto para construir uma vida plena de perpétua aprendizagem.»

 

O Tipo Certo de Erro – A ciência de falhar bem, de Amy Edmondson, é publicado a 2 de maio, pela Temas e Debates.