2019-02-14

«Para que serve a filosofia? – Um Manifesto», chega amanhã às livrarias

Mary Midgley demonstra que a filosofia continua a ser absolutamente necessária

Partilhar:
«Para que serve a filosofia?», da autoria de Mary Midgley, uma das mais importantes filósofas do século XX, mostra-nos que a filosofia continua a ser absolutamente necessária nos dias que correm. O livro que chegará às livrarias amanhã, dia 15 de fevereiro, procura responder a várias questões importantes: Porque devemos interessar-nos por filosofia? Será a filosofia um estudo pormenorizado como a metalurgia? Ou será parecida com a história, a literatura ou a religião: um saber que visa o bem pessoal e exerce influência na nossa vida? Mary Midgley procura uma resposta para estas questões importantes naquela que é a exposição mais completa das múltiplas formas assumidas pelas ansiedades e confusões intelectuais presentes e da maneira como podemos lidar com elas. Resulta uma defesa firme, mas não sectária, da filosofia e da vida da mente. Uma defesa posicionada sabiamente no contexto dos debates contemporâneos sobre ciência, religião e filosofia.

A filosofia permite-nos descobrir as muitas formas de pensar que nos ajudam a explorar um mundo em constante mudança. Mas não pretende competir com as ciências, que hoje proporcionam a maioria das visões dominantes da realidade. Em vez disso, a filosofia revela as maneiras de pensar que melhor ligam as várias visões – incluindo as científicas – umas às outras e ao resto da vida.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK