2018-10-31

«Por Saramago», de Anabela Mota Ribeiro: o último fulgor de José Saramago nos 20 anos do Nobel

Chega às livrarias a 9 de novembro

Partilhar:
«Por Saramago», da autoria de Anabela Mota Ribeiro, chegará às livrarias no dia 9 de novembro: uma homenagem ao escritor José Saramago, por altura do vigésimo aniversário do Nobel da Literatura. O livro inclui entrevistas a José Saramago e a Pilar del Río – entrevistas que dizem respeito aos três últimos livros: As Pequenas Memórias, A Viagem do Elefante e Caim – bem como textos sobre a casa de Lanzarote e uma viagem ao México de José Saramago. Ilustrado com cerca de 60 fotografias de Estelle Valente, originais, que percorrem alguns dos caminhos do escritor, tanto em Lanzarote como em Lisboa, esta obra inclui ainda um posfácio de Fernando Gómez Aguilera, diretor da Fundação César Manrique e curador da Fundação José Saramago.

Integrado nas celebrações dos 20 anos do Nobel, Por Saramago será apresentado pelo escritor João Tordo (vencedor do Prémio Saramago em 2009), na Fundação José Saramago, no dia 9 de novembro, sexta-feira, às 18h30. «Decidi fazer este livro porque há a admiração imensa e um acreditar modesto mas firme de que o conjunto dos textos possibilita uma compreensão do escritor em casa. Casa-infância, casa-escrita, casa-Pilar, casa-Lanzarote, casa-mundo. O admirável trabalho fotográfico da Estelle Valente e o profundo trabalho exegético de Fernando Gómez Aguilera sobre a obra de Saramago e destes textos engrandecem imensamente o alcance deste livro. «Por Saramago» é uma forma de prestar tributo e agradecer o legado de Saramago.» (Anabela Mota Ribeiro)

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK