Bernardo Vasconcelos, coordenador do Centro Cultural John dos Passos e presidente do júri do prémio – que adota o nome do grande escritor americano descendente de imigrantes portugueses da Madeira – sublinhou a «pertinência do tema numa época em que se coloca a questão da identidade individual e coletiva no contexto das múltiplas identidades e do diálogo com o outro».
Presidida pelo secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, a cerimónia decorreu ontem na Secretaria Regional de Turismo e Cultura, no Funchal, e contou com a presença da diretora regional da Cultura, Teresa Brazão, o reitor da Universidade da Madeira, Sílvio Moreira Fernandes e o diretor da Biblioteca da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, José Pedro Serra.
«O prémio existe porque entendemos que o mérito deve ser a base do reconhecimento», declarou Eduardo Jesus na sexta edição do galardão que distinguia este ano obras na modalidade de Ensaio Histórico ou Literário.
Baseada numa experiência académica de décadas, bem como pelas viagens de João Paulo Oliveira e Costa pelos cinco continentes, Portugal na História – Uma Identidade é uma notável reflexão sobre o País. Privilegiando um olhar que apreende um sentido global, apresenta um enquadramento da história de Portugal no mundo, demonstrando também como a História está à vista de todos e não apenas na inacessibilidade da erudição académica.
A cerimónia de entrega do prémio terá lugar em data e local a anunciar.