2022-12-16

Portugal na História

Portugal na História – Uma Identidade, de João Paulo Oliveira e Costa, proporciona uma explicação para a existência de Portugal ao longo da História. Privilegiando uma visão global, apresenta o país visto pelo olhar de uma grande angular. É possível classificar esta obra como um ensaio historiográfico de geoestratégia.

Partilhar:

Este livro é, citando o autor, «…sobre este fenómeno secular que dá pelo nome de Portugal – uma entidade concebida por um conjunto de seres humanos, que gerou uma comunidade e despertou uma identidade, e que é um dos mais antigos estados-nação do mundo contemporâneo.»

Para além de apresentar um enquadramento da história do país no mundo, o livro demonstra como a História está à vista de todos e não apenas na inacessibilidade da erudição académica.

Esta reflexão do autor divide-se em duas partes: na primeira, mostra as dinâmicas centenárias detetadas desde as origens de Portugal e que continuam presentes na nossa sociedade contemporânea; a segunda é dedicada à sequência cronológica, onde se apresenta uma sucessão de conjunturas.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK