2021-08-03

«Um Filósofo em Nápoles»: como Theodor Adorno descobriu a sua filosofia à beira do Vesúvio

«É aí, em Nápoles, no sopé do Vesúvio, que emerge uma das mais poderosas correntes filosóficas do século XX e do nosso tempo: a teoria crítica.»

Partilhar:

No início do século XX, a paisagem romântica do golfo de Nápoles atraía ilustres turistas da intelligentsia europeia. De entre os filósofos, músicos, poetas e escritores que afluíam a Capri e Sorrento, há algumas figuras que se destacam: Walter Benjamin, Bertolt Brecht, Alfred Sohn-Rethel, Maksim Górki e o jovem Theodor W. Adorno. E os vários encontros destas personalidades sob a paisagem idílica napolitana iriam marcar definitivamente a filosofia europeia, pois «é aí, em Nápoles, no sopé do Vesúvio, que emerge uma das mais poderosas correntes filosóficas do século XX e do nosso tempo: a teoria crítica.»

 

 

Um Filósofo em Nápoles, de Martin Mittelmeier, é um livro original que explora como a cidade de Nápoles – as paisagens, as pessoas, os turistas e os debates com o grupo de intelectuais que encontrou na cidade italiana – ajudou a criar as bases para o pensamento filosófico de um dos mais importantes e influentes pensadores europeus do século XX, Theodor W. Adorno. Chega às livrarias nacionais a 12 de agosto, traduzido por Pedro Garcia Rosado e com a chancela Temas e Debates.

 

 

«Esta obra procura desmontar como a filosofia de Adorno nasceu de uma viagem pelo golfo de Nápoles na sua juventude. E que a força da sua filosofia, o fascínio que ela exerce e os problemas que suscita podem ser explicados por esta sua génese.»

 

 

Como pode um país e um ambiente produzir um determinado sistema de pensamento? E porque é que a paisagem marcada pelo Vesúvio causou tanto impacto na vida e nas ideias de Adorno? A original fusão conseguida por Martin Mittelmeier entre filosofia, biografia e relato de viagens mostra como a paisagem e a geografia de Nápoles se transformaram em filosofia e convida-nos a redescobrir um dos pensadores mais influentes da história.

 

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK