2021-05-14

Uma viagem pelo labirinto da evolução para responder à pergunta: porque estamos aqui?

«O mais ambicioso dos livros sobre a teoria evolutiva de Juan Luis Arsuaga, um reputado especialista na história do Homo sapiens e dos seus antepassados.» – El País

Partilhar:

Há cerca de 4 mil milhões de anos a vida apareceu na Terra. Mas como aconteceu? Foi um fenómeno altamente improvável ou uma consequência inevitável da química orgânica? Será que era inevitável que aparecesse? E a espécie humana? Teria existido outro ser inteligente se os humanos não tivessem surgido? Quanto existe de acaso e quanto existe de necessidade na nossa própria história evolutiva? Será que existe outra forma de vida no universo? Porque é que ainda não fomos visitados por extraterrestres, ao fim de tanto tempo? Como irá avançar a evolução nos próximos tempos? A partir de perguntas como estas, e das diversas respostas científicas que lhes têm sido dadas ao longo dos anos, Juan Luis Arsuaga – reconhecido cientista, paleontólogo e um dos principais divulgadores de ciência mundiais – procura responder, no seu novo livro, à mais antiga pergunta que assombra a humanidade: porque estamos aqui?

 

Vida, a Grande História, que a Temas e Debates publica a 20 de maio, é a grandiosa viagem da vida, desde o seu aparecimento na Terra até hoje, contada por um dos seus maiores especialistas. Com simplicidade, humor e clareza, Arsuaga leva o leitor através da história da evolução, da origem do cosmos à origem da vida, através das suas diferentes etapas: o surgimento da Terra, da vida, das células complexas, da consciência, da mente simbólica, do pensamento abstrato, etc. Nesta jornada de reflexões evolutivas, onde a narrativa típica da ciência paleontológica se alia a rigorosas explicações científicas, as perguntas são uma constante, fonte da curiosidade e inesgotável capacidade de análise do autor, incentivando o leitor a pensar por si mesmo nas respostas. Uma síntese perfeita da evolução da vida no planeta, escrita de forma clara e acessível a qualquer pessoa. Um livro que convida à reflexão, que questiona, analisa, facultando ao leitor a construção do seu pensamento crítico.

 

«Considere-se meu amigo e pense neste livro como se ele fosse uma vasta conversa em que vai fazer as suas perguntas e em que eu responderei à medida que os conhecimentos nos permitam fazê-lo. Também darei conta das dúvidas que existem sobre determinados temas, assim como dos debates que estão a efetuar-se na atualidade, porque o baile não acabou. Na ciência, realmente, o baile nunca termina e, neste terreno da evolução, há música para bastante tempo.»

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK