2021-09-10

«Vivemos num mundo moldado pela guerra, mesmo que nem sempre nos apercebamos desse facto»

A historiadora Margaret MacMillan apresenta uma obra fundamental sobre como a cultura e a sociedade foram moldadas pela guerra

Partilhar:

A guerra é um tema incómodo e complexo, que desperta tanto as mais vis como as mais nobres facetas da humanidade. O instinto de lutar pode ser inato ao ser humano, mas a guerra – violência organizada – vem com a sociedade organizada. A guerra moldou a história da humanidade, as suas instituições sociais e políticas, valores e ideias. Até mesmo a nossa linguagem, os nossos espaços públicos, as nossas memórias privadas e alguns dos nossos maiores tesouros culturais refletem a glória e a miséria da guerra. Será a paz uma exceção? No livro Guerra, que a Temas e Debates publica a 16 de setembro, Margaret MacMillan, historiadora e autora do best-seller A Guerra que Acabou com a Paz, apresenta a sua visão pessoal da guerra como uma componente essencial da humanidade.

 

 

Quando aconteceu a primeira guerra? Estaremos condenados a lutar permanentemente uns contra os outros? Porque foi a guerra descrita como a mais organizada de todas as atividades humanas? Pode a guerra – destrutiva, cruel e ruinosa – também trazer benefícios? Estas são algumas das perguntas a que MacMillan procura responder, num livro que mostra como é urgente uma reflexão sobre a guerra e a sociedade. «A guerra não é uma aberração que é melhor esquecer tão rapidamente quanto possível, nem é apenas uma ausência de paz que, de facto, é o estado de coisas normal. Se não conseguimos compreender quão profunda é a ligação entre a guerra e a sociedade humana, estamos a ignorar uma dimensão importante da história humana. Caso queiramos compreender o nosso mundo e como chegámos a este ponto da história, não podemos ignorar a guerra e o seu impacto no desenvolvimento da sociedade humana.»

 

 

Analisando as consequências das guerras ao longo da história, da Antiguidade ao presente, a autora revela as muitas faces da guerra: a forma como define o nosso passado, o nosso futuro, a nossa mundivisão e a forma como nos vemos a nós próprios. Um livro essencial para todos aqueles que desejam compreender como os conflitos armados moldaram, e continuam a moldar, o mundo em que vivemos; e que nos mostra não só como os homens e as mulheres fazem as guerras mas também como as guerras fazem os homens e as mulheres.

 

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK