Moda e Feminismos em Portugal
O género como espartilho
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SINOPSE
Diz-me o que vestes, dir-te-ei quem és. A moda como fenómeno social e laboratório dos géneros «Este trabalho tem como objectivo analisar sociologicamente o fenómeno da moda: identificar os valores associados ao vestuário, as representações de si e a socialização, bem como a ruptura e/ou continuidade, expressas pelos modos e maneiras de vestir, e o poder inerentes a certos itens de roupa, que podem significar também opressão, constrangimento ou insegurança. Ao falarmos sobre mulheres, roupa e sociedade, lançamos um novo debate sobre feminismos, e identificamos o poder dado pelo vestir ao longo de momentos-chave da mudança social e política do século XX. Na nossa abordagem, a sociedade portuguesa surge retratada pela voz de 23 mulheres, participantes em três momentos principais: durante o Estado Novo, 25 de Abril e após 1974.» Da Introdução
«Utilizar a simbologia do termo espartilho para analisar a relação entre moda e género não só prima pela originalidade como traz em si potencialidades inerentes à temporalidade. Estes dois vectores estão presentes ao longo da obra conferindo-lhe uma actualidade que compagina alterações e permanências, dando assim sentido à vida humana, no caso em apreço, congregando género e moda numa mesma perspectiva compreensiva.» Zília Osório de Castro Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas «De carácter interdisciplinar, o recorte sociológico deste livro traz dimensões de outros campos do conhecimento como os estudos de género e feministas e os estudos de moda com diálogos com a psicologia, antropologia, arte, política e economia.»
Luciene Rodrigues Universidade Estadual de Montes Claros, Brasil
«Utilizar a simbologia do termo espartilho para analisar a relação entre moda e género não só prima pela originalidade como traz em si potencialidades inerentes à temporalidade. Estes dois vectores estão presentes ao longo da obra conferindo-lhe uma actualidade que compagina alterações e permanências, dando assim sentido à vida humana, no caso em apreço, congregando género e moda numa mesma perspectiva compreensiva.» Zília Osório de Castro Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas «De carácter interdisciplinar, o recorte sociológico deste livro traz dimensões de outros campos do conhecimento como os estudos de género e feministas e os estudos de moda com diálogos com a psicologia, antropologia, arte, política e economia.»
Luciene Rodrigues Universidade Estadual de Montes Claros, Brasil
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DETALHES DO PRODUTO
Moda e Feminismos em Portugal
ISBN:
9789896444648
Edição/reimpressão:
10-2017
Editor:
Temas e Debates
Código:
000281000590
Idioma:
Português
Dimensões:
149 x 234 x 25 mm
Encadernação:
Capa mole
Páginas:
408
Tipo de Produto:
Livro
Classificação Temática:
Livros > Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Sociologia
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