«O Livro do Porquê»: Judea Pearl e Dana Mackenzie mostram como o entendimento da causalidade revoluciona a ciência e a inteligência artificial

Porque
Em «O Livro do Porquê», Judea Pearl, cientista da computação e estatístico galardoado com o Turing Award, e o matemático Dana Mackenzie mostram-nos até que ponto o entendimento da causalidade revolucionou a ciência e irá revolucionar a inteligência artificial.

2019-06-07 /

Causa e efeito são um dos elementos mais debatidos e mais difíceis de provar na ciência e na medicina. Este livro faz-nos pensar realmente sobre a causa e o efeito na medida em que eles se aplicam a questões do nosso tempo como: porque é que os cigarros fizeram parte da nossa vida durante anos e anos e nunca se demonstrou inequivocamente que causavam cancro ou doenças...
Causa e efeito são um dos elementos mais debatidos e mais difíceis de provar na ciência e (...)

«A Geografia do Infante D. Henrique», de Joaquim Ferreira do Amaral: as razões que levaram D. Henrique a conduzir tamanho projeto ainda merecem análise

Infante
«A Geografia do Infante D. Henrique», de Joaquim Ferreira do Amaral, é uma abordagem sobre a geografia que o infante D. Henrique conhecia, ou que procurou conhecer, durante os 40 anos em que dirigiu o seu projeto de Expansão. Os chamados Descobrimentos, que tantos recursos, esforços e gente mobilizaram, tiveram um propósito maior do que a mera satisfação da curiosidade.

2019-06-07 /   (...)

«Aventuras de um Jovem Naturalista», de David Attenborough: as expedições zoológicas da lenda viva

Naturalista
David Attenborough é a lenda viva e apresentador da série da BBC intitulada Planeta Terra. Em «Aventuras de um Jovem Naturalista», dá-nos a conhecer a história das inúmeras viagens que fez no início da sua carreira, em busca de animais raros e desconhecidos para a coleção do Jardim Zoológico de Londres, enquanto filmava a expedição para o programa da BBC Zoo Quest.

2019-06-06 /   (...)

José Mattoso distinguido com o Prémio Árvore da Vida

345616
A Temas e Debates felicita o seu autor, o historiador José Mattoso, a quem foi entregue o Prémio Árvore da Vida, pelo Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, da Igreja Católica, em parceria com o Grupo Renascença Multimédia, no passado sábado, dia 1 de junho, em Fátima.

2019-06-03 /

José Mattoso, autor de «Identificação de um País», «Poderes Invisíveis» e «Levantar o Céu», é historiador português, nasceu em 1933, em Leiria.

Doutorado em História Medieval pela Universidade de Lovaina (Bélgica) e com agregação em História Medieval feita na Universidade Nova de Lisboa, tornou-se em 1996 diretor do Instituto dos Arquivos Nacionais (Torre do Tombo), cargo...
José Mattoso, autor de «Identificação de um País», «Poderes Invisíveis» e (...)

Romance histórico «A Dama do Quimono Branco», de João Paulo Oliveira e Costa, encerra a trilogia

ADama
«A Dama do Quimono Branco», da autoria de João Paulo Oliveira e Costa, é o terceiro e último volume da trilogia cujos outros dois volumes, O Samurai Negro e Xogum – O Senhor do Japão, foram publicados em 2016 e 2018, respetivamente.

2019-05-21 /   (...)

Mais Notícias

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK