José Pedro Castanheira
biografia
Jornalista profissional desde 1974, trabalhou em jornais como A Luta, O Jornal e, durante 28 anos, o Expresso. Foi presidente do Sindicato dos Jornalistas. Tem-se dedicado à grande reportagem e ao jornalismo de investigação e ganhou alguns dos mais prestigiados prémios de jornalismo atribuídos em Portugal. é autor de mais de uma dezena de livros, alguns dos quais já editados em Espanha, França e Itália. Realce para Quem Mandou Matar Amílcar Cabral? (1995), A Filha Rebelde (com Valdemar Cruz, 2003), Os Dias Loucos do PREC (com Adelino Gomes, 2006), Jorge Sampaio: Uma biografia (2 vols., 2012/2017). O mais recente, A Queda de Salazar (com António Caeiro e Natal Vaz, 2018), foi editado pela Tinta-da-china.
livros
Aos 30 anos de idade, em outubro de 1965, Annie Silva Pais, filha única do diretor da PIDE, toma uma decisão considerada ultrajante para o pai e para o regime português: abandona o marido, a família, os amigos e o país para se entregar à revolução cubana. Desaparece durante três meses. No Portugal de Salazar teme-se que tenha sido raptada para ser utilizada como arma no contexto da luta anticolonial. Quando reaparece, Annie revela uma ardente paixão por Che Guevara, enamora-se do médico pessoal de Fidel Castro, e estabelece uma prolongada relação com o ministro do Interior, José Abrantes. Tradutora e intérprete de Fidel, Annie só regressa a Portugal após o 25 de abril, para ir visitar o pai à prisão de Peniche…
Ver Mais
Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.
OK