2024-05-27

Autor de «À Espera de Ser Preso Durante a Noite» vence prémio da Human Rights Foundation

Tahir Hamut Izgil foi galardoado com o Prémio Internacional Václav Havel de Dissidência Criativa, atribuído anualmente pela Human Rights Foundation (HRF), uma organização não-governamental de defesa e promoção dos direitos humanos.

Partilhar:

O poeta e ativista uigur Tahir Hamut Izgil, autor de À Espera de Ser Preso Durante a Noite, foi galardoado com o Prémio Internacional Václav Havel de Dissidência Criativa, atribuído anualmente pela Human Rights Foundation (HRF), uma organização não-governamental de defesa e promoção dos direitos humanos com sede nos Estados Unidos da América.

 

«Todos os anos, o Prémio Havel celebra indivíduos que, com coragem e criatividade, desmascaram a tirania e personificam o conceito de “Viver a Verdade”, tão relevante hoje como quando foi articulado por Václav Havel há quase 45 anos. O seu trabalho é um testemunho extraordinário de bravura e criatividade», declarou Thor Halvorssen, fundador da HRF, em comunicado.

 

O contributo de Tahir Hamut Izgil e dos restantes laureados, que incluem o artista iraniano de hip-hop Toomaj Salehi e a pianista e compositora venezuelana Gabriela Montero, será reconhecido durante uma cerimónia que decorrerá no dia 4 de junho, no Fórum da Liberdade de Oslo (OFF), a realizar no Oslo Konserthus. Montero irá interpretar a sua mais recente composição, Canaima: A Quintet for Piano and Strings, acompanhada pelo quarteto de cordas Calidore.

 

O evento será transmitido em direto no site do OFF, que decorre de 3 a 5 de junho, sob o tema «Re-Claim Democracy».

 

Tahir Hamut Izgil, um dos poetas modernistas mais notáveis de língua uigur, nasceu em 1969 numa pequena cidade perto de Kashgar, no sudoeste da Região Autónoma Uigur de Xinjiang, na China. Frequentou a universidade em Pequim e trabalhou, a partir do final dos anos 90, como realizador na região uigur, onde fundou uma empresa de produção e obteve reconhecimento pelos seus projetos cinematográficos. Atualmente exilado nos Estados Unidos, os seus textos foram publicados em meios como The Atlantic e The New York Review of Books.

 

Em 2023, publicou À Espera de Ser Preso Durante a Noite, lançado em abril em Portugal pela Temas e Debates. O livro, a história, vivida na primeira pessoa, da repressão e violência do governo chinês contra o povo uigur, uma minoria étnica do noroeste da China, foi considerado um dos melhores livros do ano pelo The New York Times e The Washington Post. Venceu nesse ano o John Leonard Prize em 2023, atribuído anualmente pelo National Book Critics Circle (NBCC) à melhor estreia literária em qualquer género.

 

O Prémio Internacional Václav Havel de Dissidência Criativa foi criado em 2012 pela HRF. Desde então, reconheceu o trabalho de 26 artistas inovadores. O prémio recebeu o nome do poeta, dramaturgo e antigo Presidente checo Václav Havel, que pertenceu ao conselho de direção da HRF, e foi fundado com o apoio da viúva do artista, Dagmar Havlová. Havel liderou a revolução não violenta que libertou a antiga Checoslováquia do domínio comunista, desafiando de forma criativa o poder arbitrário e a injustiça no seu país, refere a biografia disponível no site da HRF.

 

O prémio tem o valor pecuniário de 50 mil dólares. Os vencedores recebem ainda uma estatueta em bronze representando a «Deusa da Democracia», a escultura criada pelos estudantes chineses durante os protestos na Praça de Tiananmen no verão de 1989.