2020-10-09

Documentário «O Capital no Século XXI», baseado no livro de Thomas Piketty, com estreia em Portugal

Filme terá antestreia nacional no Festival do Cinema Francês, no dia 15 de outubro

Partilhar:

No mês em que chegou às livrarias nacionais o novo livro de Thomas Piketty, Capital e Ideologia, a produtora Alambique traz para as salas de cinema portuguesas o documentário O Capital no Século XXI, baseado na obra anterior do economista francês, publicada em Portugal pela Temas e Debates. Com antestreia nacional no Festival do Cinema Francês, no dia 15 de outubro pelas 19 horas no Cinema São Jorge, o filme tem estreia marcada para o dia 22 de outubro.

 

O Capital no Século XXI convida-nos a uma análise do capital e das suas dinâmicas, desde a génese do capitalismo moderno até à atualidade. Neste livro, apontado pelo The New York Times como o melhor livro de economia da década, o autor aborda a questão da reposição das desigualdades nos estudos económicos, através de uma obra cuja leitura, mais do que nos suscitar questões sobre o futuro, nos deixa uma permanente sensação de irresolução do mesmo na encruzilhada do mundo atual. Desde a publicação deste livro, em 2013, que a imprensa internacional tem vindo a apelidar Piketty de «intelectual sensação» pela sua conquista, não apenas de uma elite de especialistas, mas do grande público. Editado com sucessivas reimpressões em França, publicado na Alemanha, Itália, Espanha, Grécia, Turquia, Japão, Suécia, Coreia, Inglaterra e Índia, entre muitos outros países, saltou para a lista de bestsellers do New York Times pouco depois de ter saído nos EUA. Foi ainda distinguido com o Business Book Of The Year Award 2014 pelo Financial Times e pela McKinsey & Company.

 

O que é que sabemos sobre a repartição da riqueza e a sua evolução desde que existe o capitalismo? Se é certo que ela é sempre desigual, será que essa desigualdade diminuiu nos últimos séculos? Ou será que, pelo contrário, tem vindo a aumentar? Como é que podemos ser justos na repartição da riqueza no quadro do capitalismo contemporâneo? E o que é que essa repartição nos diz sobre o próprio capitalismo como sistema de produção e distribuição de riqueza? Estas são algumas das perguntas a que o livro de Piketty, e agora o documentário, procuram responder.

 

A sessão de antestreia do documentário, no dia 15 de outubro às 19 horas, será seguida de uma conversa com o professor e economista José Tavares e o jornalista Pedro Santos Guerreiro.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK