A apresentação do livro «General Loureiro dos Santos», contou com a autora, Guilhermina Gomes, diretora editorial da Temas e Debates, o General Ramalho Eanes, o Professor Miguel Monjardino, com a calorosa receção de Marco António Costa.
A sessão, que contou com a presença do General Loureiro dos Santos, recebeu ainda muitas figuras emblemáticas das áreas militar e política, que quiseram homenagear o General. «Escrever este livro fez-me perceber que o Homem tem tanta força umas vezes, e tão pouca noutras», afirmou Luísa Meireles que, após quatro anos de pesquisa e de ter mergulhado a fundo na História, reconhece a força interior do General Loureiro dos Santos, um homem que cumpre com o seu dever e segue um lema de vida: «O que tem de ser tem muita força».
A obra foi introduzida pelo General Ramalho Eanes, uma figura muito próxima do próprio General Loureiro dos Santos. Ramalho Eanes não poupou os elogios a Loureiro dos Santos e à obra de Luísa Meireles. «Loureiro dos Santos é grande, mas é sobretudo grande no papel militar. É um líder, mostra-nos o que é a liderança. É um estratega e sabe que a estratégia é fundamental porque é a inteligência aplicada à ação. É um homem ambicioso que cumpre os seus deveres e a sua palavra, um homem de carácter bom. É, sem dúvida, um dos mais brilhantes, senão o mais brilhante, da minha jurisdição».
O Professor Miguel Monjardino, Professor de Geopolítica e Geoestratégia na Universidade Católica Portuguesa de Lisboa, apresentou o livro de Luísa Meireles, reforçando a importância do exército na formação de um país. «Honra, serviço e respeito são hoje palavras muito pouco comuns, o que não acontecia há uns anos atrás. O General Loureiro dos Santos foi um homem que sempre se interessou pela leitura, teve uma educação longa e contínua, dedicou a sua vida a ler e a conhecer mais», afirma o Professor.
Foi um evento de casa cheia, e não poderia ser de outra forma, ou não tivesse sido o General Loureiro dos Santos o Homem que foi, merecedor da grande ovação que os presentes lhe proporcionaram no final da sessão.