2025-05-08

Livro A Invenção da Biologia ganha Prémio Pulitzer 2025

O livro de Jason Roberts foi distinguido na categoria de Biografia. A obra editada em Portugal pela Temas e Debates chegará às livrarias no próximo dia 12 de junho.

Partilhar:

É com satisfação e orgulho que a Temas e Debates partilha que o livro A Invenção da Biologia, de Jason Roberts, venceu o Prémio Pulitzer 2025 na categoria de Biografia. Em Portugal, chegará às livrarias a 12 de junho. O anúncio dos vencedores foi feito esta segunda-feira, dia 5 de maio. «Uma dupla biografia de Carl Linnaeus e Georges-Louis de Buffon maravilhosamente escrita. Contemporâneos do século XVIII que dedicaram as suas vidas a identificar e descrever os segredos da Natureza e que continuam a influenciar a forma como entendemos o mundo.» Foi assim que a administradora dos Prémios Pulitzer, Marjorie Miller, apresentou o livro como um dos nomeados, antes de o anunciar como o vencedor na categoria de Biografia. A obra tem como título original Every Living Thing: The Great and Deadly Race to Know All Life.

O livro

No século XVIII, dois homens da mesma idade, mas com personalidades totalmente opostas, dedicaram as suas vidas a uma tarefa colossal: identificar e descrever todas as formas de vida na Terra. Carl Linnaeus, um médico sueco muito devoto e com dotes de comerciante, considerava que a classificação devia corresponder a categorias ordenadas e estáticas. Pelo contrário, Georges-Louis de Buffon, aristocrata, polímata e diretor do Jardin du Roi de França, via a vida como um turbilhão dinâmico e complexo. Cada um deles desenvolveu o seu trabalho ciente das dificuldades envolvidas, mas acreditando que era possível realizá-lo. Interrogavam-se: como podia o planeta albergar apenas alguns milhares de espécies? Embora ambos tenham ficado muito longe do seu objetivo, pelo caminho articularam pontos de vista marcadamente divergentes sobre a natureza, a humanidade e o futuro da Terra. Linnaeus legou-nos conceitos como «mamífero», «primata» e «Homo sapiens», mas também negou que as espécies pudessem mudar e viria a disseminar uma pseudociência racista. Buffon formulou os primeiros esboços da ciência evolutiva e da genética, advertiu para a alteração climática global e contrariou apaixonadamente os preconceitos imperantes. O confronto entre as duas investigações e visões do mundo continuaria durante muito tempo para além do falecimento de ambos, quando os seus sucessores disputaram o domínio da ciência emergente a que viria a chamar-se «biologia».

Sobre o autor

Jason Roberts. Jason Roberts é autor do bestseller A Sense of the World: How a Blind Man Became History’s Greatest Traveler, que foi finalista do National Book Critics Circle Award e selecionado para o Guardian First Book Award, além de ser considerado o melhor livro do ano por The Washington Post, San Francisco Chronicle, Kirkus Reviews e School Library Journal. Vencedor do Van Zorn Prize para ficção (fundado e atribuído por Michael Chabon), colabora com diversas publicações, entre elas, McSweeney’s, The Believer e The Rumpus.