Parecemos viver uma «crise migratória» sem precedentes. Todos os dias, jornais e canais de televisão reproduzem imagens que parecem confirmar isso mesmo. O aparente descontrolo do fluxo migratório tem gerado medos e agravado dúvidas quanto à capacidade e disposição dos migrantes para se adaptarem às sociedades e culturas de destino. No outro lado do debate, sugere-se que não existe um «problema», mas uma solução para questões como a escassez de mão de obra e o envelhecimento da população.
Na opinião do sociólogo neerlandês Hein de Haas, «ambos os lados representam versões parciais, simplistas e, com frequência, completamente enganadoras da migração, que se desmoronam perante as provas factuais». Para entender a questão, é preciso «uma visão radicalmente nova da migração, que não se baseie em interesses políticos ou perspetivas ideológicas, mas, pelo contrário, olhe para a migração tal como ela é».
Foi procurando contribuir para uma melhor compreensão da natureza e causas da migração que Hein de Haas, um dos principais estudiosos do tema, escreveu Como Funciona Realmente a Migração: Um guia factual sobre a questão que mais divide a política, um livro pioneiro e revelador que olha para a migração como «uma parte intrínseca e, por conseguinte, inseparável de processos mais amplos de mudança social, cultural e económica que afetam as nossas sociedades e o nosso mundo».
Comparando tendências e perspetivas de «países de destino» ocidentais, bem como dos «países de origem» na Ásia, na África e na América Latina, o professor de Sociologia e Geografia na Universidade de Amsterdão e um dos fundadores do International Migration Institute (IMI) proporciona conhecimentos essenciais sobre a migração, baseados em números e factos, e apresenta uma resposta para as maiores questões não resolvidas, como a migração ilegal e a exploração dos trabalhadores migrantes.
Como Funciona Realmente a Migração, de Hein de Haas, será publicado a 18 de abril pela Temas e Debates. O autor estará em Lisboa nesse dia para o lançamento do livro, que acontecerá no Auditório Professor Simões dos Santos, na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa, pelas 17h30. A obra será apresentada por Jorge Malheiros, do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT-Ulisboa).
A sessão será precedida por uma entrevista conduzida pelo jornalista Pedro Pinto, no âmbito do programa «Isto não é assim tão simples», da Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS). Nesta edição especial ao vivo do programa, disponibilizado mensalmente no site da FFMS, será analisado o panorama mundial dos fluxos migratórios, com especial incidência na Europa e nos Estados Unidos da América.
A entrada é livre, mediante inscrição prévia no site da FFMS.