Frei Bento Domingues, considerado por muitos o mais importante teólogo português, foi um dos primeiros colaboradores da revista do Centro de Reflexão Cristã (CRC), publicada pela primeira vez em maio de 1976, o mês das primeiras eleições legislativas. A ligação manteve-se por 49 anos, durante os quais Frei Bento abordou, nos vários números do «boletim», diferentes aspetos da fé cristã e do Catolicismo em Portugal, afirmando sempre a importância do diálogo, fora do qual «não há salvação».
A defesa do diálogo como elemento essencial da vocação cristã é o elemento comum a muitos dos textos escritos por Frei Bento Domingues para a revista do CRC e, em particular, aos 25 ensaios reunidos no livro Fora do Diálogo não há Salvação, que é publicado pela Temas e Debates a 23 de maio, e que testemunham também a presença atuante do teólogo na vida do CRC, que ajudou a fundar. Como referem os organizadores João Miguel Almeida, Alfredo Teixeira e Helena Topa Valentim na introdução:
«Da centralidade concedida ao diálogo na revisitação proposta por Frei Bento Domingues resulta um entendimento particular da vocação cristã, distanciado de um qualquer entendimento particular da vocação cristã, distanciado de um qualquer pretenso reconhecimento identitário e excludente. Tal entendimento informa, de modo consistente, as múltiplas reflexões aqui reunidas. Constitui um fio condutor, sem margem de dúvida, esclarecedor do modo de Frei Bento Domingues praticar e instigar o questionamento como método, seja no diálogo horizontal, com o Mundo, seja no diálogo vertical, em Deus, traduzindo-se por conseguinte numa dinâmica diagonal que salva».
Um projeto colaborativo do CRC e do Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião da Universidade Católica Portuguesa (UCP-CITER), Fora do Diálogo não há Salvação inclui 21 textos divulgados no Boletim do Centro de Reflexão Cristã, entre 1976 e 2020, e três publicados nos quatro números dos Cadernos de Estudos Africanos, que dirigiu, entre 1988 e 1989. Estes últimos são um exemplo «do interesse que Frei Bento Domingues manteve pela teologia contextual, participando nos debates sobre teologia africana».
O volume termina com a transcrição de uma entrevista inédita feita por Alex Villas Boas e Inês Espada Vieira a Frei Bento Domingues no Convento de São Domingos, em Lisboa, a 13 de maio de 2022, de onde o título foi retirado. A frase «fora do diálogo não há salvação» resume a prática pessoal de muitos anos do teólogo, que, nestes e noutros textos, nos desafia a usar na nossa relação com Deus e com o Mundo.