2019-01-29

«Uma Furtiva Lágrima» é o novo livro de Nélida Piñon, vencedora do Prémio Vergílio Ferreira 2019

Uma narrativa de impressões sobre a vida e a morte, sobre as relações humanas, o amor, a paixão, a pertença, num exercício literário de rara beleza

Partilhar:
«Uma Furtiva Lágrima» é o novo livro da autora brasileira Nélida Piñon, que chegará às livrarias na sexta-feira, dia 1 de fevereiro. Este livro, que reúne pensamentos, reflexões, memórias, aforismos e confissões, é o primeiro publicado após a autora ter sido distinguida com o Prémio Vergílio Ferreira 2019. Uma Furtiva Lágrima trata-se de uma narrativa de impressões sobre a vida e a morte, sobre as relações humanas, o amor, a paixão, a pertença, num exercício literário de rara beleza. O lançamento do livro terá lugar no dia 20 de fevereiro, às 17h00, na Sala dos Atos do Cine-Teatro Garrett, na Póvoa de Varzim, integrado no festival literário Correntes d’Escritas. Será apresentado pela igualmente escritora Leonor Xavier.

Segundo a autora, «Escrever é o que sei fazer. Narrar me insere na corrente sanguínea do humano e me assegura que assim prossigo na contagem dos minutos da vida alheia. Pois nada deve ser esquecido, deixado ao relento. Há que pinçar a história dos sentimentos a partir da perplexidade sentida pelo homem que na solidão da caverna acendeu o primeiro fogo.» Nélida Piñon, de 81 anos, tem a sua extensa produção literária traduzida em diversas línguas, tendo sido distinguida com numerosos galardões ao longo da sua carreira de escritora.