2021-05-11

A história do objeto mais complexo do universo contada com clareza, profundidade e sensibilidade

«Este livro é mais que uma história, focando-se em mostrar porque são estas as palavras mais importantes da ciência: “Não sabemos”.»

Partilhar:

A 13 de maio a Temas e Debates publica Uma História do Cérebro, do cientista e historiador Matthew Cobb, a história da nossa tentativa de compreender o objeto mais complexo e misterioso do universo: o cérebro. Mais do que uma narrativa da progressão do conhecimento biológico, este livro mostra-nos como as nossas ideias sobre o cérebro foram modeladas pelas tecnologias mais importantes de cada época. O cérebro já foi visto como um espantoso mecanismo de relojoaria, um dispositivo pneumático ou hidráulico, uma espécie de rede telegráfica e, mais recentemente, as nossas ideias sobre o cérebro passaram a ser dominadas por conceitos informáticos. Como veremos o cérebro no futuro, com o aparecimento de novas tecnologias? Será que a metáfora certa vai-nos ajudar a compreender os seus segredos mais profundos? Ou serão essas metáforas um entrave à compreensão de como o cérebro funciona?

 

«Explorar estas ideias acerca do cérebro – os tipos de máquinas que temos imaginado que os cérebros são – torna claro que, apesar de continuarmos a estar longe de compreender o cérebro por completo, as formas como temos pensado acerca dele são muito mais ricas do que no passado, não só por causa dos espantosos factos que temos descoberto, mas sobretudo por causa do modo como os interpretamos.»

 

Escrito com ambição, humor e vivacidade, e repleto de factos científicos, Uma História do Cérebro é uma viagem cativante através dos séculos, através de erros, acasos e controvérsias, que resume aquilo que julgamos saber acerca do cérebro, ao mesmo tempo que questiona o que o futuro poderá reservar à neurociência. O resultado é uma leitura essencial para todos os que se interessam pelos processos complexos que fazem avançar a ciência e pelas forças que moldaram o nosso maravilhoso cérebro.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK