2023-10-19

António Damásio, David Chalmers e outros notáveis debatem as grandes (e difíceis) questões da nossa era

«Vivemos num tempo em que o discurso civil é seriamente ameaçado pela intolerância e pelo entrincheiramento tribal. A minha esperança é a de que as conversas deste livro sirvam de exemplo para que as pessoas possam desenvolver uma troca de ideias frutuosa, mesmo quando existe discórdia.»

Partilhar:

Qual é a natureza da realidade? Que futuro estará reservado à humanidade na era da inteligência artificial? E como iremos enfrentar a nossa mortalidade e o aquecimento planetário?

 

Demasiado complexas para um tratamento unidimensional, estas questões, tal como muitas outras que definem a nossa época, pedem um tratamento pluralista que combine diferentes formas de saber.

 

Reunindo oito conversas entre os mais consagrados nomes da neurociência, astrofísica, filosofia e história – incluindo António Damásio, David Chalmers e muitos outrosConfronto de Ideias – Grandes Mentes, Pensamentos Diferentes, do vencedor do Prémio Templeton Marcelo Gleiser, demonstra como muitos dos temas cruciais da atualidade exigem um compromisso construtivo entre as ciências e as humanidades, e como as duas culturas têm muito a dizer umas às outras em matérias de grande significado e interesse para o nosso futuro coletivo, numa panorâmica fascinante.

 

No outono de 2016, Marcelo Gleiser, professor titular da cátedra Appleton de Filosofia Natural e professor de Física e Astronomia em Dartmouth College, juntou-se a António Damásio e David Chalmers no palco do 92nd Street Y, em Nova Iorque, para uma conversa sobre o «mistério da consciência». O encontro seria o primeiro de uma série de diálogos públicos entre cientistas e humanistas – alguns deles vencedores dos prémios Pulitzer e Templeton – naquele que, nas palavras do professor e autor de Criação Imperfeita e A Ilha do Conhecimento, pretendia ser um «compromisso criativo» para o debate dos mais prementes e desafiantes temas da atualidade.

 

Confronto de Ideias – Grandes Mentes, Pensamentos Diferentes extrai oito dessas memoráveis conversas e revela-nos novos insights sobre temas tão oportunos como o futuro da inteligência, a natureza da espiritualidade ou o mistério do tempo, demonstrando a importância da cooperação intelectual para a análise do futuro bem como a urgência na expansão desta abordagem integradora dentro do meio académico e para a esfera pública.