2021-01-05

As novidades do primeiro trimestre de 2021 que não pode deixar de ler

Novo ano, novos livros.

Partilhar:

A Temas e Debates entra no novo ano com muitas novidades que não vai querer deixar de ler.

 

Janeiro arranca com a publicação do livro de memórias de Hans Rosling (1948-2017) – génio sueco da estatística, extraordinário investigador e coautor do bestseller global Factfulness. Como Aprendi a Compreender o Mundo é a história, contada pelo próprio, de como se tornou um pensador revolucionário. «Enquanto Factfulness é sobre as razões pelas quais as pessoas consideram o desenvolvimento à escala global tão difícil de entender, este livro é sobre mim e sobre como cheguei a esse conhecimento. Por outras palavras, esta é uma memória. Ao contrário de Factfulness, é muito escassa em números. Em vez disso, conto histórias sobre ter conhecido pessoas que me abriram os olhos e me fizeram recuar e pensar duas vezes».

 

Em fevereiro, a Temas e Debates publica Mulheres na História do Mundo, de Bonnie G. Smith. Este é um livro que condensa a história das mulheres num único relato, desde 1450 até aos nossos dias, dando a conhecer o papel da mulher nos desenvolvimentos globais. Além de referir a presença feminina nas áreas culturais, económicas e sociais, também evidencia a forma como as mulheres intervieram em acontecimentos públicos, tais como a construção de nações, o imperialismo, a revolução e a guerra.

 

No mês de março será publicado o romance histórico A Estreia do Auto da Índia, do historiador João Paulo Oliveira e Costa. Os Impérios Ibéricos e a Globalização da Europa (Séculos XV a XVII), de Bartolomé Yun Casalilla, é outra das novidades deste mês. Neste ambicioso livro, é explicado o papel crucial que Portugal e Espanha tiveram na primeira globalização, e o impacto que isso teve nas suas sociedades e na Europa, assim como o seu domínio em África, na Ásia e na América.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK