2020-02-13

Como dar sentido a um mundo que não o tem? Com «A Arte da Lógica num Mundo Ilógico», Eugenia Cheng ajuda-nos a viver melhor na era da pós-verdade

Durante milhares de anos, os matemáticos usaram a arte da lógica para ver o mundo com maior clareza. Hoje, a verdade está soterrada pelos soundbites e pela deturpação e ver com clareza é mais importante do que nunca.

Partilhar:

« A Arte da Lógica num Mundo Ilógico », da autoria da matemática Eugenia Cheng , mostra-nos como podemos pensar como um matemático – e perceber, argumentar e pensar melhor.

 

«Com humor, graça e um dom natural para tornar as explicações divertidas», a autora ensina-nos a encontrar a clareza sem ignorar as nuances, dissecando cuidadosamente as complexidades da política, do privilégio, do sexismo e de dezenas de outras situações do mundo real.

 

Um guia prático e inspirador para descodificar o mundo moderno.

 

Críticas internacionais:

 

«Eugenia Cheng sustenta que devemos aprender a utilizar a compaixão em conjunto com a lógica para promover debates produtivos. Desta maneira, a matemática avançada pode dar um contributo significativo para criar uma sociedade melhor, bem como conversas e relacionamentos mais felizes. De certo modo, este livro é a prova de que isso é possível.»
The Guardian

 

«Seguindo a tradição de George Boole, Lewis Carroll e John Venn, que criaram instrumentos algébricos ou diagramáticos para o cálculo lógico, Eugenia Cheng reforça a sua reputação como divulgadora da matemática com uma análise arguta da lógica e das suas limitações.»
Times Higher Education

 

«O livro de Cheng aborda os fundamentos da lógica, da argumentação e da emoção através do humor e do recurso a exemplos excelentes, como os do sexismo e do Teorema da Incompletude de Gödel.» MAA Reviews «Divertido [...] uma introdução muito útil ao pensamento lógico.»
Kirkus Reviews

 

«A sugestão de se procurar um terreno comum entre o poder persuasivo da lógica e o mundo das emoções é original e pragmática, em especial nestes tempos em que imperam as divisões.» Publishers Weekly «Com humor, graça e um dom natural para tornar as explicações divertidas, Eugenia Cheng acertou mais uma vez em cheio. Este é um livro para saborear, consultar e oferecer a todos os seus amigos. Depois de ler este livro, pensará de forma mais clara, algo infelizmente raro nos dias que correm. Vou comprar vários exemplares para oferecer a chefes de Estado.»
Daniel J. Levitin, autor dos best-sellers This Is Your Brain on Music e The Organized Mind

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK