2021-05-31

De Confúcio a Arne Naess, as ideias e propostas de 30 sábios, académicos e estadistas que moldaram a política e o mundo

«Podes não querer saber da política, mas a política quer saber de ti.» – Leon Trotski

Partilhar:

Hoje em dia costuma-se fazer referência à política como um pântano, como algo que não é mais que um vulgar espetáculo de trapacice, ambição e oportunismo. A confiança nas instituições políticas e nos líderes nunca foi tão baixa e há muito tempo que os políticos não eram tão desprezados – a raiva e o descontentamento dos eleitores estão a crescer a olhos vistos, deixando os cidadãos alienados da intervenção política e vulneráveis a extremismos. Mas afinal, o que está verdadeiramente em jogo na política? Nada menos do que o modo como devemos viver, enquanto indivíduos e enquanto comunidades. Se quisermos compreender o mundo político atual, precisamos de compreender os alicerces da política e os seus arquitetos. O livro Como Pensar Politicamente, de Graeme Garrard e James Bernard Murphy, é o guia perfeito para isso pois vai além dos cabeçalhos redutores, das fake news e da histeria, examinando as questões intemporais formuladas e as respostas encontradas por um grupo diversificado de 30 grandes pensadores políticos da história. Nas livrarias a 2 de junho.

 

«Talvez mais do que qualquer outra área, a política mostra os seres humanos no seu pior e no seu melhor. Todos estamos perfeitamente familiarizados com o pior; o nosso livro recorda aos leitores o melhor, numa altura em que este não é frequentemente visível, mas em que precisa de o ser, dado o que está em jogo. No que se segue, mostraremos como a política é na verdade um lugar onde as ideias e os ideais vão ao encontro da realidade concreta e onde as grande palavras e as grande ações se misturam com motivos desprezíveis e baixa intriga.»

 

Como Pensar Politicamente é um repositório magistral do trabalho de alguns dos pensadores mais influentes da nossa história. Seremos animais políticos, económicos ou religiosos? Deveremos viver em pequenas cidades-estados, em nações ou em impérios multinacionais? Que valores deverá promover a política? A riqueza deverá estar nas mãos de alguns ou ser propriedade de todos? Os animais também terão direitos? Nenhuma ideia é demasiado radical para este sortido global de pensadores, antigos, medievais, modernos e contemporâneos, entre os quais se encontram Confúcio, Platão, Santo Agostinho, Maquiavel, Burke, Wollstonecraft, Marx, Nietzsche, Gandhi, Qutb, Arendt, Nussbaum, Naess e Rawls. Em capítulos breves, os autores traçam um retrato nítido destes pensadores, mostrando como as suas ideias sobreviveram à turbulência das suas vidas e épocas e continuaram a desenvolver-se além do seu tempo. Os filósofos políticos são apresentados por ordem cronológica, o que ajuda o leitor a ter uma noção da evolução do pensamento político. Nunca como agora foi tão necessário recordar que a política pode ser uma arte nobre, inspiradora e civilizadora. E se quisermos compreender o mundo político atual, precisamos de compreender os seus alicerces. Este livro é o guia perfeito para isso.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK