2024-04-17

Hein de Hass em Lisboa para o lançamento de «Como Funciona Realmente a Migração»

Investigador analisa migrações e políticas em conferência da Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) no dia 18 de abril, quinta-feira, Auditório Professor Simões dos Santos da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa.

Partilhar:

A Temas e Debates e a Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) têm o prazer de convidar para a sessão de lançamento de Como Funciona Realmente a Migração: Um guia factual sobre a questão que mais divide a política, do sociólogo e geógrafo neerlandês Hein de Haas, um dos principais estudiosos da migração.

 

O lançamento decorre esta quinta-feira, 18 de abril, a partir das 17h30, no Auditório Professor Simões dos Santos da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa. A obra será apresentada por Jorge Malheiros, do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT-Ulisboa).

 

A sessão será precedida por uma entrevista conduzida pelo jornalista Pedro Pinto, no âmbito do programa «Isto não é assim tão simples», da FFMS. Nesta edição especial ao vivo do programa, disponibilizado mensalmente no site da FFMS, será analisado o panorama mundial dos fluxos migratórios, com especial incidência na Europa e nos Estados Unidos da América.

 

A entrada é livre, mediante inscrição prévia no site da FFMS.

 

Como Funciona Realmente a Migração é um livro pioneiro e revelador que olha para a migração como «uma parte intrínseca e, por conseguinte, inseparável de processos mais amplos de mudança social, cultural e económica que afetam as nossas sociedades e o nosso mundo».

 

Comparando tendências e perspetivas de «países de destino» ocidentais, bem como dos «países de origem» na Ásia, na África e na América Latina, Hein de Haas, professor de Sociologia e Geografia na Universidade de Amsterdão e um dos fundadores do International Migration Institute (IMI), proporciona conhecimentos essenciais sobre a migração, baseados em números e factos, e apresenta uma resposta para as maiores questões não resolvidas, como a migração ilegal e a exploração dos trabalhadores migrantes.