2022-06-20

O derradeiro testemunho da jornalista russa brutalmente assassinada

Chega às livrarias a reedição de Um Diário Russo, um relato apaixonado e corajoso da Rússia de Putin

Partilhar:

Perspicaz, apaixonado e com a humanidade que fez de Anna Politkovskaya uma heroína para os leitores em todo o mundo, eis como podemos descrever Um Diário Russo, o livro que a jornalista acabara de escrever quando foi assassinada à porta de sua casa, em Moscovo. Este relato devastador da Rússia contemporânea feito por uma grande e corajosa escritora chega às livrarias a 30 de junho.

 

Anna Politkovskaya entrevistou pessoas cujas vidas foram destruídas pelas políticas de Putin, incluindo as mães de crianças que morreram no cerco de Beslan, as de soldados russos mutilados na Chechénia — e abandonados pelo Estado — e as de jovens «desaparecidos». Encontrou-se com veteranos traumatizados e perigosos das guerras na Chechénia e com um famoso senhor da guerra checheno no seu antro fortificado. Putin foi reeleito presidente em circunstâncias grotescamente antidemocráticas e, no entanto, os líderes do Ocidente, dependentes das reservas de petróleo e de gás russas, continuam a prestar-lhe vassalagem.

 

Em Um Diário Russo, Politkovskaya não só apresenta um relato arrepiante do desmantelamento das reformas democráticas feitas nos anos 1990 – a televisão, a rádio e a imprensa independentes foram suprimidas, os partidos da oposição ilegalmente marginalizados e a lei eleitoral alterada para facilitar a manipulação dos resultados – como também critica a incapacidade dos liberais e democratas para formarem uma oposição unida e eficaz e a lentidão da população em protestar contra os escândalos legislativos governamentais.

 

Um Diário Russo é o derradeiro testemunho da jornalista que foi brutalmente assassinada à porta de sua casa, em Moscovo, numa versão devastadora e humana da história oficial da Rússia.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK