Dos autores do bestseller internacional Porque Falham as Nações, o economista Daron Acemoglu e o cientista político James A. Robinson, chega uma nova obra de referência sobre o futuro da liberdade. Em O Equilíbrio do Poder os autores procuram responder à pergunta «Porque floresce a liberdade em alguns Estados mas é presa do autoritarismo e da anarquia noutros?», e explicar como se pode preservar a liberdade, apesar das novas ameaças que pesam sobre ela. Nas livrarias a 23 de outubro.
«Este livro é sobre liberdade e como e porquê as sociedades humanas a alcançaram, ou não conseguiram alcançá-la.» O estado de liberdade política e prosperidade económica vivido pelas nações a que chamamos desenvolvidas está longe de ser a ordem natural das coisas. Ao contrário, é uma situação excecional que exige um difícil equilíbrio de poderes e uma cuidadosa manutenção por parte dos seus cidadãos. Daron Acemoglu e James A. Robinson levam o leitor numa viagem pelo tempo e pelo espaço, pelas mais variadas civilizações, para mostrar que a ascensão e a queda dos países dependem não da cultura, geografia ou acaso, mas do poder das instituições e de um frágil equilíbrio entre o Estado e a sociedade. «A liberdade depende quase sempre da mobilização da sociedade e da sua capacidade para alcançar um equilíbrio de poder com o Estado e as suas elites.» A democracia como a conhecemos hoje é algo delicado e frágil.
A democracia requer um Estado forte e uma sociedade forte, e só pode perdurar quando os dois estão em perfeito equilíbrio, uma condição precária que poucas nações alcançaram e menos ainda mantiveram. Chegar a um equilíbrio entre Estado e sociedade não é fácil. Ficar aí é ainda mais difícil. Hoje, em todo o mundo, vive-se um período de tremenda destabilização, onde as liberdades que muitos tinham como garantidas parecem estar em risco. O Equilíbrio do Poder é uma obra de referência para nos ajudar a entender o passado e o presente, e a pensar o futuro da liberdade.