2025-05-13

Primeira Biografia do Marquês de Pombal: escrita por um seu contemporâneo e nas livrarias 326 anos depois do seu nascimento

O autor é D. José de Mendonça, Cardeal-Patriarca de Lisboa e contemporâneo do Marquês de Pombal. A obra retrata o estadista e descreve uma época de grande importância para Portugal.

Partilhar:

Em pleno clima de agitação política no país, chega a biografia de um dos maiores estadistas e reformistas da história de Portugal: o Marquês de Pombal. O livro coincide também com a semana em que passam 326 anos do nascimento do Marquês. Trata-se de um fiel retrato da personagem e do testemunho daquele tempo, uma vez que o autor é D. José de Mendonça, Cardeal-Patriarca de Lisboa à época.

Esta biografia tem por base um texto que se encontra ao cuidado do Arquivo da Universidade de Coimbra, especificamente na Coleção Jardim de Vilhena. O documento conta com um testemunho dividido em 86 capítulos que passam por temas tão diferentes como momentos da vida do Marquês, nascimentos e casamento das pessoas reais, assim como factos do estado de Portugal no século XVIII, o terramoto de 1755, a reforma da Universidade de Coimbra e da marinha. 

«Esta obra constitui um valioso documento, muito pouco conhecido, sobre a vida e a obra do Marquês de Pombal. Nela podemos acompanhar o testemunho de quem viveu e presenciou muitos dos seus passos dados ao longo do seu consulado, estruturando progressivamente o mapa de um projeto para o país, que dele fez um dos mais relevantes estadistas da história de Portugal», pode ler-se no prefácio, escrito por Pedro Calafate, Viriato Soromenho-Marques e José Eduardo Franco.

A publicação devidamente enquadrada desta importante fonte histórica escrita por mão contemporânea de Pombal, com dados e episódios importantes e curiosos, é fundamental para a compreensão da complexidade da figura de Sebastião José de Carvalho e Melo e da sua ação dos mais variados pontos de vista. É um documento histórico relevante para, entre outros aspetos, os estudos da sociologia das redes familiares, da teoria e prática do poder e das relações entre poderes, dos métodos de governo e do seu exercício, da história dos afetos e desafetos, da cultura e das práticas religiosas, da dimensão económica e financeira no plano da remuneração dos cargos públicos, bem nos modos de aquisição, gestão e ampliação de património público e privado», continuam os autores.

Este livro é um projeto de José Eduardo Franco e do Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes, desenvolvido por dois grandes investigadores, filólogos e paleógrafos brasileiros, Alícia Duhá Lose e Rafael Magalhães. Na capa do livro é possível ver um retrato do Marquês de Pombal com os seus dois irmãos: Paulo de Carvalho e Mendonça, cardeal inquisidor-mor, e Francisco Xavier de Mendonça Furtado. A obra está no teto da Sala da Concórdia do Palácio do Marquês de Pombal, em Oeiras.