É com satisfação e orgulho que a Temas e Debates partilha que os autores Daron Acemoglu, Simon Johnson e James A. Robinson são os vencedores do Prémio Nobel da Economia 2024. A Temas e Debates foi a primeira editora estrangeira a comprar os direitos para publicação da obra Porque Falham as Nações, há quinze anos.
Os três professores e autores «demonstraram a importância das instituições sociais para a prosperidade de um país», segundo a Real Academia Sueca para as Ciências. «As sociedades com um Estado de direito deficiente e instituições que exploram a população não geram crescimento nem mudanças para melhor. A investigação dos laureados ajuda-nos a compreender porquê.»
Os três galardoados têm três livros que chegam aos leitores em Portugal através da editora Temas e Debates.
Poder e Progresso – A nossa luta milenar pela tecnologia e prosperidade é a mais recente obra de Daron Acemoglu, coautor com Simon Johnson, publicada em Portugal em abril de 2024. A tecnologia está a virar do avesso o nosso mundo – automatizando empregos, acentuando as desigualdades e criando ferramentas de vigilância e desinformação que ameaçam a democracia. Mas Acemoglu e Johnson demonstram que o rumo da tecnologia não é uma força da natureza que escape ao controlo humano. Ao longo da História, a evolução tecnológica – seja ela o desenvolvimento das técnicas agrícolas na Idade Média, a Revolução Industrial ou a inteligência artificial dos nossos dias – tem sido considerada o principal motor da prosperidade, em favor do interesse público. Porém, na realidade, a tecnologia é moldada pelos desejos e convicções dos poderosos, gerando riqueza, respeito social, domínio cultural e uma influência política acrescida para os que já detêm esse poder. Para todos os outros, existe apenas uma ilusão de progresso.
Daron Acemoglu é coautor, com James A. Robinson, do best-seller Porque Falham as Nações, com 16 edições na Temas e Debates. Porque são umas nações ricas e outras pobres? Serão os responsáveis a cultura, as condições meteorológicas, a geografia? Ou talvez a ignorância de quais são as políticas certas? Pura e simplesmente, não. Nenhum destes fatores é definitivo ou constitui um destino. Se assim não for, como explicar por que razão o Botsuana se tornou um dos países de crescimento mais rápido do mundo, enquanto outras nações africanas, como o Zimbabué, o Congo e a Serra Leoa, estão atoladas na pobreza e na violência? Daron Acemoglu e James A. Robinson mostram, de uma forma conclusiva, que são as instituições políticas e económicas criadas pela humanidade que estão subjacentes ao êxito económico (ou à falta dele). Baseando-se em quinze anos de investigação, reuniram indícios históricos espantosos sobre o Império Romano, as cidades-estado maias, a Veneza medieval, a União Soviética, a América Latina, Inglaterra, Europa, Estados Unidos e África para elaborarem uma nova teoria de economia política com enorme relevância para as grandes questões atuais.
Em O Equilíbrio do Poder os autores Daron Acemoglu e James A. Robinson procuram responder à pergunta «Porque floresce a liberdade em alguns Estados mas é presa do autoritarismo e da anarquia noutros?», e explicar como se pode preservar a liberdade, apesar das novas ameaças que pesam sobre ela. Em Porque Falham as Nações, Acemoglu e Robinson demonstraram que a ascensão e a queda dos países dependem não da cultura, geografia ou acaso, mas do poder das instituições. No presente livro, constroem uma nova teoria sobre a liberdade e as formas de a alcançar, recorrendo a numerosos exemplos, tanto da atualidade como de vários períodos da história mundial.