2021-10-22

Nova teoria do crescimento ligada ao conceito de destruição criadora, de Philippe Aghion

Segundo Carlos Moedas, esta é «uma leitura essencial para empresários e políticos»

Partilhar:

O Poder da Destruição Criadora, dos prestigiados economistas franceses Philippe Aghion, Céline Antonin e Simon Bunel, que chegará às livrarias nacionais na próxima quinta-feira, dia 28 de outubro, trata-se de uma investigação centrada no conceito de destruição criadora, proposto por Joseph Schumpeter nos anos 1940. Destruição criadora é o processo pelo qual as novas tecnologias vão substituindo as existentes, que se tornam obsoletas.

 

Com prefácio de Carlos Moedas, este é um livro que convida a repensar a história e os enigmas do crescimento através do prisma da destruição criadora e a pôr em causa um grande número de ideias preconcebidas.

 

Porque é que as revoluções tecnológicas e a automatização criam mais emprego do que aquele que destroem? Porque não é o imposto o único meio de tornar mais justo o crescimento? Porque não é a industrialização uma fase indispensável no processo de desenvolvimento? Porque não é a taxa de carbono a única alavanca de um crescimento mais verde? Porque é que, com políticas públicas adequadas, a destruição criadora não prejudica a saúde e a felicidade? Porque é que a inovação precisa do mercado, do Estado, mas também de uma intervenção ativa da sociedade civil?

 

Reflexões e respostas a estas e a outras perguntas poderão ser encontradas nesta obra, «muito bem documentada e acessível a um público economicamente menos informado», como refere o jornal Le Monde.

 

«A inovação e a destruição criadora podem fazer-nos sair da crise, escreve o economista Philippe Aghion, por muitos considerado o anti-Piketty no domínio económico. Apontado como potencial Prémio Nobel da Economia, Aghion desenvolveu uma nova teoria do crescimento ligada ao conceito de destruição criadora, proposto por Joseph Schumpeter.» Marc Lambrechts, L´Echo (Bélgica)

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK