O Método Jacarta é um livro absolutamente devastador, porém essencial para compreender a cruzada anticomunista de Washington e o programa de assassínio maciço que moldou o mundo. Uma das mais esclarecedoras obras sobre a CIA e a forma como moldou a imagem dos EUA no mundo.
Vincent Bevins partiu das corajosas reportagens que fez para o Washington Post, e recorreu a documentos desclassificados, à pesquisa em arquivos e a testemunhos oculares recolhidos em doze países para demonstrar que o extermínio brutal de esquerdistas desarmados foi uma peça fundamental para a vitória final dos EUA na Guerra Fria.
Vincent Bevins demonstra que os EUA aprovaram campanhas de assassínio em massa para erradicar o comunismo no Terceiro Mundo, desconstruindo e reposicionando o mito americano. O Método Jacarta é uma crítica feroz à hipocrisia dos EUA, relatando de forma incisiva e comovente a história secreta de um massacre injustificável – na Indonésia, na América Latina e em todo o mundo – apoiado pelos Estados Unidos. Em 1965, o Governo americano ajudou as forças militares indonésias a matarem cerca de um milhão de civis inocentes. Este foi um dos mais importantes pontos de viragem na história do século XX. A eliminação do maior partido comunista fora da China e da União Soviética inspirou campanhas de terror semelhantes em países tão distantes como o Brasil e o Chile. Na época, estes acontecimentos passaram despercebidos, precisamente porque as intervenções secretas da CIA foram muito bem-sucedidas.
«Um retrato perturbante que poucos leitores esquecerão. A investigação de Bevins é sólida e a sua conclusão convincente. Uma escavação bem delineada de mais um recanto obscuro da história da América.» Kirkus Reviews
O Método Jacarta, publicado pela Temas e Debates e já disponível em pré-venda, estará disponível nas livrarias a partir de 21 de abril. Altamente recomendado e alvo de excelentes críticas internacionais.