2022-04-06

Uma ousada abordagem contemporânea ao existencialismo

Ponderado, persuasivo e perspicaz livro sobre o tema da imortalidade e das consequências da fixação religiosa na vida eterna.

Partilhar:

Num livro tão intenso e original como acessível, o filósofo Martin Hägglund desafia as noções estabelecidas de fé e liberdade. Esta Vida – Fé Secular e Liberdade Espiritual é ideal tanto para um público religioso como para um público secular, convidando os mais religiosos a questionarem-se sobre a verdadeira motivação da sua entrega aos outros, enquanto encoraja todos os leitores – seculares e religiosos – a reconhecer no compromisso com a vida finita a condição necessária da responsabilidade.

 

Vencedor do René Welleck Prize e considerado o Melhor Livro do Ano por The Guardian, The Millions e The Sunday Morning Herald, Esta Vida – Fé Secular e Liberdade Espiritual considera que o mais importante é a maneira como nos tratamos uns aos outros, mostrando que a Regra de Ouro depende de um sentido secular de finitude, e não de um sentido religioso de eternidade.

 

Hägglund constrói a sua visão de uma vida secular emancipada inspirado nas obras de grandes filosofos, como Aristóteles, Hegel e Marx; de escritores intemporais como Dante, Proust e Knausgaard; de incomparáveis pensadores religiosos, como Santo Agostinho, Kierkegaard e Martin Luther King Jr.; e de economistas ímpares, como Mill, Keynes e Hayek, provando que todas as questões espirituais de liberdade são inseparáveis das condições económicas e materiais.

 

Nesta obra que a Temas e Debates agora publica, Martin Hägglund desenvolve novos princípios existenciais e políticos, enquanto transforma aquele que é o entendimento da vida espiritual. A sua crítica da religião conduz o leitor ao cerne do que significa chorar-se a perda de entes queridos, fazer-se compromissos ou pugnar-se por um mundo sustentável. A sua crítica ao capitalismo demonstra que o fracasso na defesa dos valores democráticos aconteceu porque a vida depende do trabalho assalariado. Em termos claros e revolucionários, Hägglund explica de que maneira o capitalismo é hostil à Liberdade, e porque se deve enveredar por uma forma renovada de socialismo democrático.

 

Esta Vida – Fé Secular e Liberdade Espiritual já se encontra disponível em pré-venda e estará nas livrarias no dia 14 de abril.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK